quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A filosofia na Atualidade

Ao estudarmos a filosofia, somos apresentados à uma serie de ideias, conceitos e reflexões que foram concebidas como fruto do esforço reflexivo de diversos pensadores. Essas ideias possuem aplicação prática tanto na época em que foram criadas, quanto e principalmente, nos dias atuais. Como exemplos temos a liberdade de Bobbio e a virtude de Aristóteles, que tanto nos tem sido questionada na contemporaneidade.
Em tempos de violência, a sociedade como um todo busca um “rumo” onde possamos apresentar valores, para que desta forma deficiências morais e éticas sejam transformadas positivamente, levando consigo a humanidade. Entretanto esse ideal parece utópico, pois a muito buscamos essa meta (Como exemplifica Aristóteles em seu debate sobre vícios e virtudes), mas pouco se obteve, afinal ainda estamos distantes da igualdade realmente efetiva, o que nos é exemplificado diariamente nos mais diversos meios de comunicação, que exibem os mais variados tipos de antiética (corrupção, difamação, calunia e etc.). Isso nos impulsiona a questionarmos o real propósito humano, afinal, de que adianta todo o progresso adquirido, se ele responde a objetivos irracionais e que não visam o bem comum?
Questões como essa não podem ser compreendidas e solucionadas com “formulas prontas” ou costumes segmentados, mas sim por meio da própria filosofia, que advém da moral, da justiça e dos conceitos nativos e fundamentais do individuo. Somente por meio dessa expressão racionalista de cada um é que obteremos uma humanidade igualitária, pois cada individuo estará apto a debater leis, normas e conceitos que terão o poder de guiar a sociedade, eliminado barreiras e construindo pontes à um mundo melhor.

Eu, Régius A. Kachimareck autorizo a reprodução única da obra intitulado "A filosofia na Atualidade" no website:http://cantinhodofilsofo.blogspot.com/ . Reproduções posteriores sujeitas à normas de propriedade intelectual.

Um comentário:

Sidane disse...

EXCELENTE POSIÇÃO FILOSÓFICA, REALMENTE SÓ ATRAVÉS DE UMA MUDANÇA NO COGNITIVO E DAS PESSOAS QUE AINDA ENCONTRAM - SE ACORRENTADOS PELOS GORILÕES, PODEREMOS CHEGAR A UM MUNDO IGUALITÁRIO