quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A paz e a evolução Social:

Atualmente, os diversos conflitos, não somente entre nações, mas sim pela própria violência urbana e social, nos tem feito questionar o que é a paz, como podemos obter o equilíbrio, no qual todos os cidadãos possam usufruir plenamente de seus direitos, não tendo que acuar-se por medo, receando serem assaltados tanto financeiramente quanto moralmente ou temendo pela própria vida ou de outros, ocasionando uma insegurança generalizada, que se reflete nos mais diversos aspectos da vida e do ambiente.
Entretanto, apesar de todo o esforço coletivo, juntamente com trabalho, tempo e recursos que são empregados na busca de uma forma de reverter a atual situação, poucos resultados realmente efetivos são encontrados, e ainda menos são postos em prática, o que nos leva a fazer perguntas como: Será possível encontrar uma solução pacífica para esse obstáculo? Quem são os responsáveis? Onde erramos e continuamos errando? O que devemos mudar e qual a melhor forma de melhorarmos? Entre outras.
Na realidade, não existem respostas fáceis ou prontas para a maioria delas, mas o que podemos observar, é que existem possíveis caminhos para esses objetivos. Esses caminhos consistem em primeiramente, buscarmos recuperar a família, que nos dias atuais, encontra-se fragmentada e muitas vezes não passa à seus membros os chamados valores, como a honestidade, o respeito, o senso crítico e demais atitudes que formam o caráter do individuo. Para transformarmos a família devemos priorizas a nossa transformação individual, afinal, famílias são constituídas por indivíduos que devem ter consciência das consequências de seus atos em si e em seus familiares.
Logo após a família, devemos nos concentrar na escola, pois, assim como a família, a escola forma o cidadão, mas quando mal estruturada, também ajuda no desvio de caráter. Infelizmente, muitas escolas hoje, enfrentam demasiados problemas, como corrupção, poucos recursos, falta de motivação e interesse, tudo isso contribui para a pouca distribuição da educação, e sem a mesma, fica praticamente impossível formarmos os verdadeiros cidadãos, aqueles que têm consciência de seus atos, deveres e direitos, que participam efetivamente de sociedade, melhorando-a.
Felizmente, com famílias e consequentemente escolas estruturadas, toda a sociedade passa a evoluir e melhorar, com educação e conceitos éticos, podemos transformar positivamente uma nação, o que nos aproxima da paz não somente individual, mas também coletiva, já que todos teriam uma boa relação com os demais, contribuindo para o auxilio mutuo que nos levaria prosperidade e harmonia.
Posteriormente, segue em anexo o texto que havia me pedido e que foi utilizado no dia cívico, intitulado "A paz e a evolução Social"
Autorização de reprodução:
Eu, Régius A. Kachimareck autorizo a reprodução única da obra intitulado "A filosofia na Atualidade" no website:http://cantinhodofilsofo.blogspot.com/ . Reproduções posteriores sujeitas à normas de propriedade intelectual.

Nenhum comentário: