quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cultura Contemporânea:

E.E.B ESTANISLAU SCHUMANN
Professor: Ademir Luiz dos Santos
Matéria: Filosofia
Série: 2ª1
Alunos: Régius A. Kachimareck, Nadine Mireski, Ana C. Machado Massaneiro, Luis C. Damaso da Silveira, Lélio do Prado.


Introdução:
A humanidade busca desde sua gênese respostas para questões das mais simples (como a origem dos fenômenos naturais), até as mais complexas (Qual é a procedência de tudo? O que é real? Qual é nosso propósito? ). Por meio destes questionamentos, geramos a chamada Filosofia. À medida que filosofamos, geramos cultura, é esse saber cultural que nos transforma, enobrece e contribui para nossa evolução. O mundo em que vivemos, das telecomunicações, da internet, dos programas espaciais, da física quântica, ou da medicina de alta tecnologia é um exemplo claro do quanto evoluímos e da abundância cultural que geramos.
Entretanto, essa evolução não ocorre de um momento para outro, leva tempo, pois é necessária uma modificação social. Esse tempo passou a ser definido em diversos períodos, pois a cada momento, diversas transformações e criações surgiam, estas, muitas vezes são voltadas a uma determinada área do conhecimento, devido ao fato de estarem muito próximas cronologicamente, o que as leva a refletir sobre uma mesma “fase” pela qual a sociedade passa.
Atualmente a história cultural humana esta dividida em: Cultura Grega, Cultura Medieval, Cultura moderna e Cultura Contemporânea.
Sendo Cultura temporânea a temática sobre a qual esta obra irá basear-se.

Cultura Contemporânea:
A cultura contemporânea, também chamada de pós-moderna, foi um movimento de revoluções e avanços científicos e filosóficos que se compreende entre o século XIX e a atualidade, tendo início a partir da Revolução Francesa (1789 d.C.).O inicio da época contemporânea é particularmente especial pelo fato de ter criado as bases da sociedade atual.
Sociedade contemporânea (séculos XIX e XX):
Assim como em todas as eras conhecidas, o conjunto de pessoas que forma a sociedade possui sua forma de pensar e agir, então, para melhor compreendermos a sociedade que deu origem a cultura contemporânea, precisamos entender que fatos estavam a ocorrer:
 Consolidação do regime capitalista que consequentemente gerou disputas por matéria-prima mercados e consumidores;
 Revolução Industrial, juntamente com um crescimento desordenado das cidades graças ao êxodo rural;
 As ciências foram valorizadas, principalmente por uma corrente filosófica iluminista, pois a partir daquele momento elas ajudariam a humanidade descobrindo novos conhecimentos;
 Inicia-se a chamada globalização por meio de transportes cada vez mais velozes e por meios de comunicação eficientes (Computadores, telefone, TV, etc.).
 Posteriormente, eclodem a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, que propiciam um maior acrescentamento da produção intelectual e cultural global.
Produção cultural:
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo atividades e manifestações como: música, teatro, língua falada e escrita, mitos, arquitetura, filosofia, etc.
Com o capitalismo em plena expansão, e com a ciência recebendo notoriedade, a humanidade passou a ter um aumento em sua produção cultural, já que a partir desse momento, nosso modo de pensar se encaminha para o qual usamos hoje, o uso da razão (Como exemplo de descoberta, temos a teoria da Relatividade, do Físico Albert Einstein).

Características culturais:
A cultura contemporânea caracteriza-se pela flexibilização das fronteiras entre erudito e popular, tradição e novidade, cultura letrada e cultura oral, cultura regional e cultura global, cultura dominante e cultura dominada. Caracteriza-se também pela fragmentação entre múltiplas afiliações, preferências, papéis sociais, etnias, gêneros e assim por diante.

A filosofia contemporânea:
A filosofia é uma disciplina que estuda os fundamentos de nossas convicções. No entanto, enquanto as ciências estabelecem um corpo sólido de conhecimentos e verdades a partir do qual passam a se desenvolver, a filosofia não alcança os mesmos resultados, entretanto, isso se deve ao fato de que a partir do momento que a duvida filosófica desparece, ela passa a ser ciência isso é uma característica marcante de filosofia contemporânea, um exemplo, foi a lei da gravidade descoberta por Isaac Newton, onde o questionamento do porque que os corpos caem, deu origem a uma certeza.
Particularidades da filosofia contemporânea:
A filosofia, como todos os outros estudos, visa em primeiro lugar ao conhecimento. O conhecimento a que ela aspira é o tipo de conhecimento que dá unidade e sistematiza o corpo das ciências, e que resulta de um exame crítico dos fundamentos de nossas convicções, preconceitos e crenças, consequentemente, a filosofia transforma-se em ciência e estas geram cultura, é de fundamental importância citar-se as principais características filosóficas contemporâneas:
 Valorização da ciência e extensão do método científico a outras disciplinas.
 As correntes filosóficas que predominam no período são o positivismo (muito próximo do campo científico) e o socialismo em todas as suas formas, no contexto da Filosofia política.
 Desdobramento do idealismo kantiano.
 A psicologia e a sociologia se separam da Filosofia e se tornam ciências independentes, dando início à formação das ciências humanas.

Principais pensadores do período contemporâneo e suas teses fundamentais:
Hipótese Filósofo(s) :

Evolucionismo: Darwin.
Positivismo: Comte. Taine. Stuart Mill. Spencer.
Pragmatismo: Wiliam James. Dewey. Pierce.
Idealismo: Fichte. Schelling. Shopenhauer. Hegel.
Socialismo: Saint-Simon. Fourier. Owen. Proudhon. Feuerbach. Marx. Engels.
Fenomenologia: Brentano. Husserl. Schiller. Hartmann.
Lingüística: Suassure.
Psicanálise: Freud.
Filósofos independentes: Kierkegard. Nietzsche.

A cultura popular:

Entende-se como cultura popular, todo o material que tem uma abrangência a uma maior gama de pessoas, ela marca profundamente a cultura contemporânea pelo fato de abranger os meios de comunicação que aplicam tecnologia cientifica e a lógica filosófica em seu funcionamento. A cultura popular é de vital importância para sociedade atual, pois, boa parte do processo criativo é voltado para este gênero.
Foi no decorrer da era contemporânea que surgiu a chamada cultura do entretenimento, que oferece o mundo como espetáculo constante, a ser consumido e descartado a cada novo momento, propiciando a falta de reflexão, a imitação de padrões às vezes inadequados às necessidades sociais do grupo ou pessoais, a confusão entre realidade e ficção. Como exemplo, podemos citar a eleição a cargos públicos de tantos profissionais do entretenimento, sejam eles cantores, atores de cinema etc. É com essa falta de pensamento critico que devemos preocupar-nos, pois só assim dares o respeito necessário ao conhecimento que já foi produzido, bem como, criaremos e evoluiremos rumo a uma sociedade melhor.

Conclusão:
Após a analise desta obra podemos concluir que cultura é um fenômeno social humano que é extremamente diversificado e abrange as mais diversas sociedades e conhecimentos.
A cultura contemporânea em especial tem um papel de destaque, pois é nela que estão contidos os elementos que definem e alteram a sociedade atual. Fica evidente também a extensa produção intelectual desse período, podemos dizer que o sistema educacional atual é um resultado direto do processo cultural iniciado no século XIX.
Os acontecimentos e características da era contemporânea nos mostram quão importante é o papel da filosofia e das demais ciências e o quanto estes comprometem o mundo a se redor.
Por fim o que fica evidente é o questionamento sobre para qual rumo cultural e social a humanidade esta a direcionar-se e sobre como nossas decisões irão afetar o futuro.

Bibliografia:
http://educacao.uol.com.br/filosofia/filosofia-contemporanea-2-fenomenologia existencialismo.jhtm
http://www.misteriosantigos.com/cultura_contemp.htm
http://www.orixas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=60
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura.htm
http://www.alunosonline.com.br/filosofia/o-que-e-cultura/
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/
http://palma.no.sapo.pt/indexfranc.htm
http://educacao.uol.com.br/filosofia/historia-da-filosofia-antiga-medieval-moderna-e-contemporanea.jhtm
http://www.metodista.br/filosofia/pesquisa/saiba-mais/filosofia-contemporanea
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090904073308AAjufzk
http://www.suapesquisa.com/filosofia/
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=34254.0

Nós, Régius A. Kachimareck, Nadine Mireski, Ana C. Machado Massaneiro, Luis C. Damaso da Silveira e Lélio do Prado autorizamos a reprodução do trabalho intitulado "Cultura Contemporânea" no website: http://cantinhodofilsofo.blogspot.com/.

Nenhum comentário: