quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conclusão

A lagoa continua recebendo esgoto sem tratamento através de dois canais apesar da ETE Barueri da Sabesp estar situado bem próximo a este local.
Considero que é necessário diferenciar a turbidez decorrente de poluentes orgânicos anaeróbios (ex. Tietê e Pinheiros) em suspensão da turbidez causada por partículas coloidais de terra. O primeiro dificulta muito a fotossíntese, na maioria dos casos chega a extinguir a luz, albedo zero. O segundo (ex: rio Atibaia barrenta) permite a fotossíntese em toda a lâmina d’água pelo efeito Tyndall e movimento Browniano estudado por Einstein, possibilitando assim o surgimento dos microorganismos fotossintetizantes e aeróbios que efetuam a fitodepuração da água.
A presença de um pouco de mata hidropônica, nas margens e no meio da lagoa, é de fundamental importância, elas servem de substrato para microorganismos e de berçário para organismos maiores como os guarus e sapos e que servem de alimento para organismos maiores ainda como as garças.
Considero que chegou o momento de corrigirmos esta grande injustiça cometida contra os portos de areia (extração mineraria como um todo) e reconhecermos o seu verdadeiro valor econômico, social e ambiental. Repetindo, os portos poderiam, inclusive, armazenar águas nos períodos chuvosos, em suas lagoas para, no período de estiagem liberar essas águas para os rios ou, até mesmo, captação direta para abastecimento.

Referências

Com esta referência procuro demonstrar a importância dos colóides do solo (partículas de terra), argilas e siltes, para os microorganismos que cuidam da água e produzem os nossos alimentos. Há muitas outras referências disponíveis na net.
http://www.fam.br/microrganismos/protozoologia_introducao.htm

Introdução aos Protozoários

Os protozoários são importantes para a fertilidade dos solos e do plâncton por excretam amônia e fosfato, em altas taxas, como subprodutos de seu metabolismo. Estudos têm demonstrado que a presença de protozoários no solo incrementa o crescimento de plantas. Alimentando-se de bactérias do solo e de ambientes aquáticos, os protozoários regulam a densidade das populações microbianas, que assim se mantêm em estado ativo de crescimento, o que aumenta a taxa em que as bactérias reciclam a matéria orgânica. Os protozoários são de fundamental importância para a reciclagem de nutrientes essenciais para o plâncton marinho tanto por consumirem cerca da metade do fitoplâncton quanto por excretarem nitrogênio e fosfato.

Protozoários são muito importantes em processos de tratamento de esgotos e efluentes industriais. Em ambos os casos, após os resíduos sólidos terem sido removidos, o líquido remanescente é aerado e decomposto por microrganismos aeróbicos que consomem resíduos orgânicos em suspensão. Efluentes limpos são produzidos na presença grandes comunidades de protozoários ciliados por consumirem ativamente bactérias presentes no fluido e por terem a habilidade de flocularem partículas de matéria e de bactérias em suspensão. Provavelmente, desempenhem funções similares na despoluição de ecossistemas naturais. Existem evidências de que por alimentarem-se de bactérias que degradam petróleo, os protozoários incrementam as taxas de crescimento bacteriano acelerando, desta forma, a degradação do petróleo em acidentes de derramamento de óleo.

Outras referências estão contidas nos outros artigos propositivos:

Fenômenos biológicos e as Estações de Tratamento de Esgotos
http://www.redeaguape.org.br/desc_artigo.php?cod=43
Renascimento do Projeto Billings 2ª parte – Fenômenos Naturais Envolvidos”
http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=1&pag=cont_050407.htm
Entrar no site de busca http://www.google.com.br/ com os seguintes títulos:
Renascimento do Projeto Billings - Milagre Ponunduva
Renascimento do projeto Billings – Salvinias no braço rio Grande
Renascimento do Projeto Billings – Barragem de Pirapora Perda de água por ação microbiana
Renascimento do Projeto Billings - Uma questão de Justiça
Renascimento do Projeto Billings – Intemperismo das rochas

Nenhum comentário: