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Segundo o autor Jurandir Freire Costa, os indivíduos não preservam mais a virtude.
A virtude seria tudo aquilo que a pessoa pode fazer por ser moralmente livres.
Na antiguidade a virtude era sinônimo de honra, para alcançar a glória ou a imortalidade. O indivíduo imaginava-se capaz de influenciar além dele os outros também, e tentavam ser o melhor em tudo. O herói por exemplo, tinha a necessidade de criar algo novo, como exemplo, idealizar sua moral para a sociedade.
Na ideologia do bem-estar, o sucesso é indiferente à virtude. Porque hoje o sucesso só é sucesso se é notícia, e a notícia só é notícia se é um artigo, vira tudo em produto vendável. Ou seja, tudo está ligado a ser bem sucedido e não pensam em qual é a melhor escolha moral para si e para o outro.
A virtude seria tudo aquilo que a pessoa pode fazer por ser moralmente livres.
Na antiguidade a virtude era sinônimo de honra, para alcançar a glória ou a imortalidade. O indivíduo imaginava-se capaz de influenciar além dele os outros também, e tentavam ser o melhor em tudo. O herói por exemplo, tinha a necessidade de criar algo novo, como exemplo, idealizar sua moral para a sociedade.
Na ideologia do bem-estar, o sucesso é indiferente à virtude. Porque hoje o sucesso só é sucesso se é notícia, e a notícia só é notícia se é um artigo, vira tudo em produto vendável. Ou seja, tudo está ligado a ser bem sucedido e não pensam em qual é a melhor escolha moral para si e para o outro.
(Fabiana de Fátima Alves Vieira dos Santos).
Um comentário:
Como a filosofia pode nos ajudar a diminuir a distancia etica entre o sucesso e a virtudes
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