sexta-feira, 1 de abril de 2011

Título:Globalização/Século XXI

E.E.B.Estanislu Schumann
Professor: Ademir Luiz dos Santos
Alunas:Evelise;
Francismara;
Graziele;
Karla.

Introdução

GLOBALIZAÇÃO é um processo social que atua no sentido de uma mudança na estrutura política e econômica das sociedades, ocorrendo em ondas, com avanços e retrocessos separados por intervalos que podem durar séculos.Podemos citar alguns como exemplo,Imprério Romano,Grandes Descobertas do século XIV e XV,Pós Guerras Napoleônicas,e Pós Segunda Guerra Mundial.

Desenvolvimento
A Globalização é uma noção imprecisa para designar o processo de mundialização do capital que caracteriza a nova etapa do desenvolvimento capitalista no limiar do século XXI.
Também é uma fase sócio-histórica qualitativamente nova do capitalismo mundial que não pode ser identificada apenas com o processo de constituição do mercado mundial, que ocorre desde o século XV, nem pode ser identificada apenas com o imperialismo, uma fase superior do capitalismo, que se desenvolve desde os primórdios do século XX.
A Globalização é um renascimento capaz de produzir uma revolução mundial nos planos de produção, produtividade e riqueza, impondo aos países e seus governantes uma realidade à qual devem se ajustar implacavelmente ou morrer no ostracismo da história.
A globalização sob o aspecto da conveniência do consumidor, pode significar conforto e interesse econômico, porque permite obter produtos de qualidade a preços diferenciados.
Do ponto de vista social, a globalização apresenta sinais de ser cada vez menos inclusiva, homogeinadora ou convergente, aumentando a polarização entre países e classes quanto à distribuição de riqueza, renda e emprego.
Na verdade, é uma etapa superior do mercado mundial e do imperialismo sob a predominância do capital financeiro que tende a promover um deslocamente qualitativo no movimento de conjunto da economia e da reprodução sistêmica do capitalismo mundial.
A globalização como mundialização do capital coloca, antes de tudo, novos e prementes desafios para a humanidade no limiar do século XXI.

Conclusão
Com a revolução das comunicações, o processo de globalização tornou-se mais rápido, além de ter se tornado mais abrangente, envolvendo não só o comércio e capitais, mas também telecomunicações, finanças e serviços antes cobertos por várias formas de proteção.
Após a queda do muro de Berlim restou apenas o império americano, mas até quando?
O fato de ainda sermos um país em construção, apresenta uma dupla vantagem: não repetir os erros deles e construir um país preservando a nossa cultura e nossos valores. Nossos problemas ainda são muitos e só poderemos solucioná-los com criatividade, através da educação e da informação.


Referencias Bibliográficas
Esse texto foi elaborado através de uma pesquisa realizada nos seguintes site:
http://porentresesmos.blogspot.com
www.correiodacidadania.com.br
www.sato.adm.br


Nós Evelise;Francismara;Graziele e Karla, autorizamos a postagem do nosso trabalho no Blog.

Nenhum comentário: