sexta-feira, 29 de abril de 2011

INDIVIDUO, SER HUMANO E PESSOA.

Texto com as palavras INDIVIDUO, SER HUMANO E PESSOA.

Individuo? Representante de espécie, Ex: Cão.
Pessoa? Se opõe a individuo, a coisa anormal, de modo distinto. Ainda com essa distância o termo pessoa se aproxima do termo ser humano, mas não se superpõe a ele.
Existem entre as crenças da nossa cultura na consciência humana pessoas não humanas, sobre-humanas, o mais correto seria chama-los de seres não de pessoas, é o caso dos santos, pessoas angélicas ou diabólicas. Há ainda seres que apesar de nos darem idéias de humanos não são pessoas como nós, este é o caso por exemplo do ser humano de neanderthal.
O termo humano remete-se a algo no sentido ético deste termo.
Ser humano não é a mesma coisa que pessoa, como tão pouco ser humano é o mesmo que cidadão.
Ser humano é um termo genético ou indeterminado!
Pessoa é um termo especifico com o mundo, com as constelações de valores morais, éticos e jurídicos de uma civilização. Cabe entender o conceito de ser humano ao lado do conceito de pessoa, o conceito pessoa era como um resultado de um processo vinculado a libertação, ao menos teórica, de escravos e não como em conceito zoológico, biológico e mental.
Portanto, ao nos referirmos ao indivíduo da espécie humana merecedor da consideração ontológica e ética devemos dizer Pessoa, não apenas, Ser Humano, Homem, menos ainda Indivíduo e muito menos ainda Elemento.


Eu Nadine Mireski autorizo a reprodução do trabalho intitulado " Individuo, Ser Humano e Pessoa" no website: http://cantinhodofilsofo.blogspot.com/.

Nenhum comentário: