segunda-feira, 28 de julho de 2014

CIDADANIA

www.acupunturaemcuritiba.com.br
   Estabelece o pertencimento de um indivíduo a um país, no qual acarreta um conjunto de direitos e deveres, regidos por uma constituição.
   Além de possuir um caráter diferente da cidadania medieval, a cidadania moderna se divide em duas partes: a formal e a substantiva.
   A cidadania formal indica a nacionalidade, o pertencimento do indivíduo a um país. Já a cidadania substantiva está relacionada aos nossos direitos, tanto civis e políticos quanto sociológicos, e é esta forma de cidadania que mais nos interessa.
   O entendimento de cidadania substantiva ocorre através dos estudos de T. H. Marshall, descritos no livro “Cidadania e Classe Social”, datado de 1950. Segundo o mesmo, a cidadania está organizada em forma de pirâmide, por primeiro vêm os direitos civis, que está relacionado aos direitos à liberdade individual, de expressão, entre outros. Por segundo vêm os direitos políticos, estando relacionada ao voto, democracia. E por último os direitos sociológicos, conjunto de direitos relacionados ao bem estar econômico e social da população.
   No Brasil, um dos períodos que mais marcaram a história da cidadania foi a Ditadura Militar (1964-1985), a mando de um ditador ocorreu uma grande mudança, a inversão da pirâmide e também uma enorme redução dos direitos civis. Mas após a queda da ditadura tudo começou a voltar ao normal rapidamente, restabelecendo os direitos e “desvirando” a pirâmide.
   Ainda há muito o quê se fazer no Brasil, para que o mesmo se torne um país igualitário e com cidadania estável. Mas isto é muito difícil, pois a cidadania está em constante mudança, por exemplo, no Brasil a cada 3 minutos é aprovada uma nova lei. A população deve procurar cada vez mais os seus direitos, os brasileiros aparentemente acordaram, protestando justamente e movendo uma nação inteira, acelerando o processo de igualdade social e mostrando que em um país democrático a população é quem manda.
   Enfim concluímos que a cidadania é um conjunto de direitos e deveres que estabelece a um indivíduo a sua nacionalidade. Em constante mudança, a cidadania está sendo melhorada para todos, mas, está muito longe de ser ótima, protestos são bem vindos para que um dia possamos nos orgulhar de nossa nacionalidade e dizer de peito aberto “SOU BRASILEIRO”.

E. E. B. Santa Cruz, Atorização dos alunos: Eliton Renan Kutas e Edilson Fernando Hurmus

Nenhum comentário: