sexta-feira, 1 de abril de 2011

O QUE É POLÍTICA

E. E. B. IRMÃ MARIA FELICITAS
O QUE É POLÍTICA

Onde há gente; há política. Toda comunidade –local regional ou nacional- é organizada em torno de objetivos. Nascemos em uma sociedade politicamente organizada. Fazemos política em casa, ao diminuirmos os gastos com energia elétrica; na escola, convencendo o colega bagunceiro de que está incomodando o resto da turma; no trabalho quando procuramos fazer uma divisão mais justa de tarefas. Não há motivos para descrer na política, mas sim, nos maus políticos. O cidadão que se omite transfere a outros seu direito de atuar politicamente. A constituição prevê a participação direta dos eleitores na discussão de temas importantes da política, por meio de consultas populares em que todos podem votar. Grande parte das decisões políticas é tomada por pessoas que elegemos para nos governar e fazer as leis que regulam a vida social. Nossos representantes devem colocar os interesses coletivos acima de seus interesses pessoais e, também, acima das expectativas e pressões de grupos localizados. A política deve ser uma atividade voltada para o bem comum.
O que é “Bem comum”: É o interesse publico coletivo, e só pode ser defendido por todos, de forma não direcionada. O responsável pela preservação do interesse público? Somos todos nós.
Um texto famoso do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht faz a gente pensar na importância da participação política...
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha dependem de decisões políticas. O analfabeto político estufa o peito dizendo que odeia a política. Sabe que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais”
A Política também faz parte do nosso cotidiano, política não é coisa só de político. Nossa participação é decisiva, desde nas pequenas coisas que nos atingem no dia a dia, até nas importantes decisões que o governo vai tomar e que são de interesse geral.


Eu Maiara Engel aluna da escola E.E.B IRMÃ MARIA FELÍCITAS autorizo colocar o meu trabalho no blog.

Nenhum comentário: